quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Com o pé esquerdo

Neymar teve dificuldades com a marcação inglesa. Foto: Getty Images



Bola rolando 2013: Amistoso – Inglaterra 2 x 1 Brasil #11

O primeiro amistoso de Felipão no comando da Seleção Brasileira não pode ser trata a ferro e fogo. É o início de um trabalho, uma forma diferente de pensar o futebol e outros métodos. O adversário, no entanto, foi um ponto positivo. Como disse Scolari, daqui para frente não existe mais amistoso e os jogos terão que ser mais cascudos do que chinas, irãs e etc.

O placar foi construído com dois gols originados de erros das defesas, tanto o tento brasileiro quanto o segundo inglês. O resultado poderia ter sido diferente, mas a boa partida da Inglaterra fez com que o resultado parecesse justo em Wembley.

Taticamente o Brasil entrou em campo no 4-2-3-1 “torto”, assim como Felipão fazia no Palmeiras. Oscar jogou aberto pela direita na linha de três e mais recuado para liberar mais Ronaldinho e Neymar. No entanto, Ronaldinho jogou mal enquanto teve em campo e pouco encostou em Luis Fabiano.

Neymar atuou mais uma vez encaixotado pelas duas linhas. Aberto pela esquerda, o craque santista lembrou atuações contra Vélez e Corinthians na Libertadores de 2012. Teve a chance de marcar em uma jogada pela direita de Oscar, mas finalizou desequilibrado no segundo poste. Poderia marcar de pênalti, mas Ronaldinho tomou a bola e desperdiçou.

A Inglaterra jogava em um 4-1-4-1 com Rooney fazendo o que queria como “falso nove”. Atuando entre a defesa e os volantes confundia a marcação brasileira. Walcott aberto pela direita e Welbeck pela esquerda com Cleverley e Wilshere por dentro da linha de quatro do meio.

Cleverley e Wilshere exigiam que os volantes brasileiros não chegassem tão perto do ataque e atrapalhavam a vigilância defensiva. Gerrard jogava com mais liberdade e distribuia bem. O primeiro gol saiu em um lance de Wilshere com Walcott e a sobra de Rooney que não desperdiçou.

Ronaldinho não aproveitou a chance que teve. Apesar de estar mal fisicamente ainda, Gaúcho errou quase tudo que tentou. Felipão voltou com Fred e Lucas nos lugares de Ronaldinho e Luis Fabiano. O time melhorou e subiu a marcação. O sufoco fez com que os ingleses errassem a saída de bola por duas vezes. A primeira Fred guardou, a segundo mandou no travessão.

Quando o Brasil começava a igualar o jogo, Arouca inventou um passe perto da grande área e Paulinho dormiu no lance. Rooney deu para Lampard fazer o da vitória. O resultado traduziu o que foi o jogo e mostrou para Felipão que ainda falta muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário