quarta-feira, 7 de março de 2012

A missão do Dragão na Copa do Brasil


Jogadores comemoram classificação em pleno Olímpico em 2008

O Atlético tem uma missão teoricamente fácil nesta Copa do Brasil 2012: chegar às oitavas-de-final. O discurso dentro do clube é de prioridade para a conquista do inédito tricampeonato estadual, no entanto o time precisa de pouco para fazer a sua obrigação no torneio nacional e não deixar o torcedor frustrado.

Quando o assunto é Copa do Brasil, o Atlético viveu, segundo seus dirigentes, um aprendizado nos últimos dois anos. Em 2010, o time surpreendeu e chegou até as semifinais sendo eliminados pelo Vitória no Barradão  e perdendo a chance de fazer a decisão com o Santos de Neymar e Ganso.

As dificuldades encontradas pelo Dragão para permanecer na Série A, se safando apenas na última rodada, ironicamente decidindo sua vida contra o mesmo Vitória no Barradão, tiveram como um dos motivos a atenção dada pelo clube à Copa do Brasil. Não é desculpa. Os dirigentes esqueceram que era a primeira vez do Atlético na Série A e que as dificuldades seriam imensas de qualquer maneira.

Os exemplos de Ceará e Avaí  que em 2011 foram semifinalistas e sucumbiram no Brasileirão servem para reforçar o discurso atleticano, mas o exemplo do próprio clube desmente um pouco isso. Apesar de ter tido vida mais tranquila na Série A do ano passado, a sequência de vitória que alavancou a campanha do time só veio no segundo semestre do ano, portanto após da Copa do Brasil.

No ano passado o time penou para eliminar o modesto Brusque (SC) na primeira fase e caiu para o inspirado Coritiba na segunda com duas derrotas. Desta vez o caminho parece ser menos espinhoso com o Gurupi de Tocantins e na sequência o vencedor de Ponte Preta e Sapucaiense(RS).

Se conseguir passar essa etapa, vai encarar provavelmente o São Paulo. Neste confronto o Atlético não tem obrigação de sair vencedor, mas poderá surpreender e se destacar no cenário nacional como fez em 2010 eliminando o Palmeiras e em 2008 derrotando o Grêmio em pleno Olímpico.

CAMPANHAS DO ATLÉTICO NA COPA DO BRASIL

1989 – 22º colocado 
1ª fase: Tiradentes (DF) 1 x 0 Atlético – Atlético 0 x 0 Tiradentes (DF)

2007 – 9º colocado
1ª fase: Atlético 2 x 1 Guarani – Guarani 0 x 0 Atlético
2ª fase: Atlético 2 x 3 Fortaleza – Fortaleza 2 x 3 Atlético (Atlético 5 x 3 nos pênaltis)
Oitavas: Atlético 3 x 1 Atlético (PR) – Atlético (PR) 2 x 0 Atlético

2008 – 16º colocado
1ª fase: Ituiutaba (MG) 0 x 0 Atlético – Atlético 3 x 2 Ituiutaba (MG)
2ª fase: Atlético 2 x 1 Grêmio – Grêmio 2 x 1 Atlético (Atlético 4 x 3 nos pênaltis)
Oitavas: São Caetano 2 x 1 Atlético – Atlético 1 x 2 São Caetano

2010 – 4º colocado
1ª fase: Assu (RN) 0 x 3 Atlético
2ª fase: Atlético 2 x 0 Bahia – Bahia 1 x 0 Atlético
Oitavas: Santa Cruz 1 x 2 Atlético – Atlético 2 x 0 Santa Cruz
Quartas: Palmeiras 1 x 0 Atlético – Atlético 1 x 0 Palmeiras (Atlético 2 x 1 nos pênaltis)
Semi: Atlético 1 x 0 Vitória – Vitória 4 x 0 Atlético

2011 – 32º colocado
1ª fase: Brusque (SC) 2 x 3 Atlético – Atlético 1 x 0 Brusque (SC)
2ª fase: Atlético 1 x 2 Coritiba – Coritiba 3 x 1 Atlético

Nenhum comentário:

Postar um comentário