quinta-feira, 10 de maio de 2012

A noite tensa de Paulinho


Timão quebra tabu de 12 anos e vai às quartas. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


Jogos que vi em 2012 – Libertadores – Oitavas – Corinthians 3 x 0 Emelec #43

O Pacaembu estava lotado como sempre esteve com o Corinthians na Libertadores, o empate no Equador instalou o mesmo clima de desconfiança que sempre rondou o Corinthians em jogos decisivos do torneio sulamericano. O medo de cair mais uma vez nas oitavas existia, mas em poucos minutos foi atenuado.

Tite mandou a campo o time no seu 4-2-3-1 típico repetindo William como o 1 abrindo Emerson na esquerda, Danilo por dentro e Alex substituindo Jorge Henrique. Aos sete minutos saiu o gol tranquilizante para os alvinegros. Emerson bem aberto na esquerda cruzou para trás e Fábio Santos entrou deu sorte e foi competente para marcar o primeiro.

O gol fez com que o Corinthians recuasse um pouco e deu a posse de bola para o adversário. O Emelec trocava passes mas tinha imensa dificuldade na penúltima bola e não criava grandes chances. O Corinthians 
sabia que não podia sofrer um gol, pois o fantasma poderia voltar a pairar o Pacaembu.

E Paulinho apareceu no jogo. Teve três chances de ampliar e matar a partida. Na primeira o goleiro mais conhaque da história defendeu bem, o segundo mandou na trave e no terceiro se enrolou com a bola e desperdiçou a chance. O melhor volante do futebol no Brasil poderia ter um péssimo fim de noite caso o empate chegasse e a conta do jogador ficaria muito pesada.

A presença ofensiva do camisa 8 não é comum. Não se pode cobrar uma eficiência de centroavante de Paulinho. Mas o volante chega com frequência ao ataque e por isso tem despertado o interesse de clubes europeus. A bola preferiu não punir o ótimo volante que aos 19 minutos apareceu na área para cabecear para o gol a bola levantada por Chicão. Merecido.

O 2 a 0 era mais confortável para o Corinthians, o Emelec foi para o tudo ou nada e em um roteiro conhecido do futebol levou o terceiro. Em contra-ataque o apagado Alex fez o terceiro e decretou a classificação do Corinthians que não pisava nas quartas-de-final há 12 anos.

Classificado vai pegar o Vasco da Gama que passou pelo Lanús na Argentina nos penais. Tem tudo para ser partidas muito duras e sem um favorito. Acabou a moleza na Libertadores e o Corinthians ainda não passou confiança para o seu torcedor.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 0 EMELEC-EQU

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 9 de maio de 2012, quarta-feira
Renda: R$ 2.286.061,00
Público: 32.577 pagantes/ 34.329 no total
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Dario Ubriaco (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas e Marcelo Costa (ambos do Uruguai)
Cartões Amarelos: Pedro Quiñonez, Carlos Quiñonez e Figueroa (Emelec); Paulinho (Corinthians)

Gols:
CORINTHIANS: Fábio Santos, aos sete minutos do primeiro tempo, Paulinho, aos 19, e Alex, aos 40 do segundo tempo.

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson (Alessandro), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson (Douglas) e Willian (Liedson).
Técnico: Tite

EMELEC-EQU: Dreer; Carlos Quiñonez (De Jesús), José Quiñónez, Achilier e Baguí; Pedro Quiñónez, Gaibor, Giménez e Valencia (Mera); Mondaini e Figueroa
Técnico: Marcelo Fleitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário