quinta-feira, 19 de julho de 2012

Timão passeia no Engenhão


Jogadores do Timão comemoram um dos gols. Foto: Mauro Pimentel/Terra



Jogos que vi em 2012 – Série A – 10ª rodada – Flamengo 0 x 3 Corinthians #90

Quem acompanhou a vitória do Corinthians sobre o Flamengo no Engenhão por 3 a 0 viu um Corinthians organizado contra um time que não sabe muito o que fazer com a bola. Contundente, o time de Tite soube aproveitar os vacilos do time de Joel Santana e venceu mais uma no Brasileirão e vai se afastando da zona da degola.

O Flamengo vive uma situação estranha na Série A. Sem brilhar na competição e sempre à beira do precipício, o Rubro-negro tem exatamente 50% de aproveitamento no campeonato. Com um time modesto para o tamanho do orçamento, o Flamengo agoniza com um futuro incerto.

Na partida, o Flamengo entrou em campo no esquema 4-3-1-2 com Renato Abreu pela esquerda, Airton na cabeça de área e Ibson na direita, Botinelli armando para Hernane e Vágner Love. Na direita Léo Moura era quem dava mais opções no primeiro tempo.

O Corinthians atuando no 4-2-3-1 com Romarinho pela direira, Douglas por dentro e Danilo pela esquerda. Emerson Sheik era dono do comando de ataque. Apesar de criar pouco no início do jogo, o time estava mais organizado e incomodava com a velocidade de Romarinho.

Coube ao Flamengo a missão de dar mais criatividade ao time paulista. Primeiro com Botinelli errando na saída de bola possibilitando o desarme de Douglas que avançou e fez o primeiro. Depois com Renato Abreu afastando de calcanhar e colocando a bola no pé de Douglas que chegou batendo bonito para ampliar.

Golpe duro no Flamengo que pouco fazia. Na volta do intervalo Joel Santana veio com Adryan no lugar de Botinelli. Abriu o garoto pela esquerda e fez praticamente um 4-3-3. Disse que perderia de quatro ou empataria o jogo. Passou mais perto da primeira opção.

O time até que melhorou um pouco ofensivamente, mas abriu a guarda. Em uma boa jogada pela direita, Romarinho recebeu na entrada da área e passou para Danilo na esquerda. O meia chegou batendo de primeira e fez um belo gol.

Joel Santana ainda tentou Mattheus, o filho do Bebeto, no lado direito na vaga de Hernane e com isso Vágner Love passou a jogar um pouco mais por dentro, em que pese as voltas constantes para buscar a bola no meio-campo. Não deu certo.

Airton ainda fez um pênalti ridículo sobre Emerson que desperdiçou a cobrança e tirou de Joel Santana a condição de vidente. Um vitória sem sustos de um time organizado contra um Flamengo muito perto do colapso.

Ao Corinthians resta usar o Campeonato Brasileiro para chegar bem no Mundial no final do ano. Guerrero e Martínez darão qualidade para esse time. O Chelsea fez um amistoso ontem nos Estados Unidos e mostrou boas novidades como Hazard e Marín. Será interessante ver o Tite moldando a equipe para o Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário