quinta-feira, 19 de abril de 2012

Time pequeno?

Drogba comemora gol que deu vantagem ao Chelsea na semi. Foto: AP


Jogos que vi em 2012 – Liga dos Campeões – Semi -  Chelsea 1 x 0 Barcelona #32


O jogo entre Chelsea e Barcelona em Stamford Bridge na ida das semifinais da Champions League me fez lembrar da discussão travada após o vareio que o Santos levou na final do Mundial de Clubes da FIFA. Muitos disseram que o Santos não foi o mesmo time e se amedrontou, foi covarde e por isso foi goleado. Discordo.

Para enfrentar o melhor time da atualidade, o rico Chelsea jogando em casa se fechou e apostou no contra-ataque. Deu certo. O Barcelona seguiu com seu estilo de jogo, se impôs, encurralou o adversário e finalizou bastante.

O dia não era dos melhores para os catalães que erraram muitos gols, casos de Alexis Sanchez, Fábregas e até Messi, que tiveram chances claras mas desperdiçaram. Mas os Blues tiveram muitos méritos na vitória.

O time de Di Matteo teve uma atuação irreparável no setor defensivo. O esquema tático no 4-1-4-1 fez com que o time dificultasse a penetração do Barcelona dentro da área de Cech.  Não foi assim sempre, o time jogava com cinco em linha nos minnutos inicias, prato cheio para Messi que tinha espaço entre a linha de meio-campo e de defesa.

Di Matteo corrigiu deslocando um dos três que jogavam por dentro na linha de cinco, ora Mikel, ora Meireles e ora Lampard. E foi com o inglês recuando que saiu o gol do Chelsea. Uma aula de contra-ataque.
Messi tentou passar por Lampard, o camisa oito tomou a bola e com um lançamento magistral encontrou o todo-campista Ramires que estava na ponta esquerda. O jogador ex-Cruzeiro avançou com velocidade e cruzou rasteiro para Drogba que como um matador nato fez o gol que deu a vantagem para o Chelsea.

As atuações de Terry e principalmente de Cahill foi exemplar no miolo de zaga, atuações mais que inspirada. Cole plantado para reforçar o sistema de marcação das investidas de Daniel Alves e Ivanovic bem pela direita. Jogo perfeito.

O resultado de 1 a 0 foi o melhor para a equipe londrina, melhor que o 2 a 1 do Bayern sobre o Real. Se os comandados de Di Matteo conseguirem repetir o feito e encaixar um contra-ataque à Lampard-Ramires-Drogba a missão de Messi e companhia vai complicar e muito no Camp Nou.

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo. Porém, na questão do Santos o Muricy errou ao mudar o esquema tático do time na final. Jogasse da mesma forma que atuou na Libertadores, nem que perdesse de 8 a 0. O que não aconteceria porque o Santos também iria agredir o Barça, o que não aconteceu com aquele esquema recuado. Sobre o Chelsea, penso o seguinte. Pelo bem do futebol, os Blues precisam chegar na final. No entanto, complicado não pensar que o Barça irá surrar eles na Espanha. Isso porque o time de Messi-Xavi-Iniesta e cia perdeu vários gols por displicência. O Chelsea em nenhum momento do jogo foi superior, teve sorte, muita sorte. Será que irá se repetir novamente? Tomara. Mas não acredito. O time do Chelsea é horroroso. Como pode um semifinalista de Liga dos Campeões tem como principal jogada bola cruzada de lateral para dentro da área? Muito difícil o Barça ser eliminado. Minha esperança continua sendo o Real Madrid. Bruno Félix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz uma analogia com o Santos, pois o Chelsea adotou um esquema ultra-defensivo para jogar em casa contra o Barcelona e não teve vergonha de fazer isso, era o único jeito, pois como você, Bruno, citou o time do Chelsea não é bom.

      No caso de Muricy, ele cansou de treinar o time para jogar com três zagueiros. Colocar o Durval como lateral-esquerdo é fazer um falso terceiro zagueiro. Acho que o Muricy não inventou. Ele sabia que não poderia ser agressivo o tempo todo. O problema é que o contra-golpe com o Neymar não funcionou. E o Muricy confiava nisso.

      Agora quanto à classificação, o Barcelona é muito favorito, mas não creio que ganhará de lavada no Camp Nou.

      A conferir,

      Abraços.

      Excluir