sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chuva lava a alma francesa


Franceses comemoram o primeiro gol contra a Ucrânia. Foto: Reuters


Jogos que vi em 2012 – Eurocopa – Grupo D – 2ª rodada - Ucrânia 0 x 2 França #69

Apesar da melhora evidente da seleção francesa no comando de Laurent Blanc, ainda faltava algo que não veio na estreia. A vitória.  Resultado esse que passou a ser comum desde a chegada do novo treinador. A França já vive um invencibilidade de 21 partidas, mas não vencia em grandes competições – leia Copa do Mundo e Eurocopa -  desde aquele 1 a 0 sobre o Brasil na Copa do Mundo na Alemanha em 2006. O triunfo sobre os donos da casa em Donetsk, por 2 a 0, fez cair por terra esse tabu e tira a desconfiança que pairava sobre os franceses.

A gente costuma brincar que quando chove é porque alguma coisa rara aconteceu. O tabu francês não chegava a ser tão radical, mas incomodava. Não incomoda mais. E como choveu em Donetsk, tanto que o jogo ficou paralisado por quase 50 minutos. Depois a bola voltou a rolar para uma França modificada em relação ao empate com a Inglaterra.

Blanc optou por Clichy na esquerda no lugar de Evra. No meio mais uma mudança com a saída de Malouda para a entrada de Ménez. Com isso, Nasri deixou de jogar tão aberto e teve que recuar um pouco mais. Ribéry seguiu pela esquerda, Ménez pela direita e Benzema no comando do ataque. A Ucrânia estava mais empolgada depois da emocionante virada de Schevchenko sobre a Suécia na estreia. A esperança era o veterano craque e foi dele o chute mais perigoso em toda a partida pelo lado ucraniano.

Nova formação deu mais liberdade para Cabaye subir. Arte: Soccerway

As alterações feitas por Blanc não surtiram grande efeito, Ménez entrou mal, Nasri passou a jogar mais longe da área, longe do gol. A Ucrânia se defendia bem, apesar da fragilidade técnica de seus jogadores. O primeiro tempo foi de poucas chances. Chegou a ser chato.

Na segunda etapa o time francês mudou um pouco de atitude, se movimentou mais e matou o jogo em 10 minutos. Dois lances interessantes de Karim Benzema. No primeiro, o atacante merengue saiu da área e viu Ménez na direita, com liberdade o jogador do PSG teve calma e arrematou bem para abrir o placar. Três minutos depois Benzema voltou a aparecer dando ótimo passe para a aparição de surpresa do ótimo volante Cabaye que fechou a conta para os franceses.

Apesar de não ter garantido a classificação, os franceses estão bem encaminhados com quatro pontos. A Ucrânia vai resolver sua vida com a Inglaterra na última rodada. Mais um grupo que será definido na última rodada.

Caso a Holanda caia, a França já aparece como terceira força e começa a encorpar como uma das favoritas ao caneco. Após longo e tenebroso inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário