sábado, 9 de junho de 2012

Costa Rica e El Salvador ficam no empate


Campbell chuta para marcar o segundo gol de Costa Rica. Foto: AFP


Jogos que vi em 2012 – Eliminatórias da Concacaf  – Grupo 2– 1ª rodada  Costa Rica 1 x 1 El Salvador #60

Costa Rica e El Salvador disputaram a primeira partida na terceira fase das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo que terá sua fase final realizado no Brasil em 2014. Em um grupo que ainda conta com México e Guiana, costarriquenhos e salvadorenhos ficaram no empate por 2 a 2, no Estádio Nacional de San José, Costa Rica.

Apesar de pouca técnica, a partida foi interessante e mostrou um certo equilíbrio entre as duas equipes que irão disputar entre si uma vaga no hexagonal final que dará três vagas diretas para 2014.

Mesmo atuando fora de casa, a Seleção de El Salvador saía para o jogo e era melhor em campo quando viu os anfitriões abrirem uma vantagem de dois gols. Primeiro o centroavante Saborio aproveitou o espaço dado pela defesa, dominou no peito e fez um bonito gol para abrir o placar.

Os salvadorenhos não sentiram o golpe e seguiram propondo seu jogo com Burgos lá no comando de ataque preparando as jogadas para Gutiérrez. Porém quem marcou novamente foi a Costa Rica. Desta vez, Joel Campbell, jovem atacante de 19 anos, jogador do Arsenal que atua no Lorient, recebeu na direita, onde gosta de atuar, e bateu para o gol da entrada da área. A bola desviou na defesa e traiu o goleiro salvadorenho. Em dezesseis minutos os donos da casa venciam por 2 a 0.

No entanto, El Salvador conseguiu diminuir com Gutiérrez antes da escuridão tomar conta do estádio. A energia caiu e o ímpeto dos salvadorenhos caiu junto. A partida ficou paralisada por cerca de meia hora, quando o cronômetro marcava pouco mais de 30 minutos da primeira etapa. Após restabelecida a iluminação, os costarriquenhos conseguiram se acertar e voltaram a dominar até o apito final.

Na segunda etapa a Costa Rica procurava o terceiro gol para liquidar a fatura, enquanto El Salvador tentava o empate. E ele aconteceu logo aos nove minutos. Burgos segurou bem na função de pivô e encontrou Romero com muita liberdade  na entrada da área, o salvadorenho teve muita tranquilidade para empatar.

O colombiano Jorge Luis Pinto, técnico da Costa Rica, colocou Rojas e Castillo em campo e as alterações surtiram efeito. Castillo, um meia mais lúcido, clareava mais as jogadas de ataque. Nos minutos finais os donos da casa criaram três boas chances de sair com a vitória, um delas chegou a entrar, mas a arbitragem anulou de forma no mínimo duvidosa.

O resultado é ruim para Costa Rica, que teoricamente terá que conseguir pontos em San Salvador, ou chegar no confronto de volta contra El Salvador com saldo melhor. Isso porque as duas equipes devem vencer suas partidas contra Guiana e não devem ter êxito contra os mexicanos, favoritos no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário