quinta-feira, 14 de junho de 2012

A salvação de Cristiano Ronaldo


CR7 apareceu para o jogo, mas de forma negativa Foto: Getty Images


Jogos que vi em 2012 – Eurocopa – Grupo B - 2ª rodada -  Portugal 3 x 2 Dinamarca #66

Portugal e Dinamarca fizeram uma partida digna da mortalidade do grupo B. A vitória lusitana apimentou ainda mais a chave e deixou todas as definições para a última rodada. Regado ao drama de Cristiano Ronaldo, Portugal sofreu e só conseguiu os três pontos no final.

Tanto Paulo Bento como Morten Olsen repetiram as mesmas escalações da estreia. O dinamarquês tinha mais motivos, já que com o mesmo time havia batido a favorita Holanda. O português sabia que tinha feito um bom jogo contra a Alemanha, mas existiam críticas sobre Helder Postiga, mas o treinador preferiu da uma chance.

A Dinamarca seguiu com o seu 4-2-3-1 e Portugal com o 4-3-3 que se transformou em 4-1-4-1 quando o time conseguiu vantagem no placar.

Técnicos mandaram a campo a mesma escalação da estreia. Arte: Soccerway

O time português era melhor no começo do jogo e pressionava, empurrava os dinamarqueses que pouco faziam ofensivamente. A linha de três meias não estava inspirada e o time não oferecia riscos. O domínio se traduziu em gol aos 24 minutos. João Moutinho cobrou escanteio no primeiro pau e Pepe se antecipou para abrir o placar. Desta vez a trave não foi empecilho como fora contra os alemães. Melhor no jogo, os portugueses seguiram no ataque e Nani, pela direita, deu ótimo passe para Helder Postiga que fez o segundo.

Com a vantagem, os portugueses mudaram de postura tática e adotaram um 4-1-4-1 com apenas Postiga na frente e Miguel Veloso à frente da linha de defesa. Os dinamarqueses começaram a correr menos riscos na defesa.

O recuo português foi castigado. Jakob Poulsen que entrara no lugar do contundido Zimling acertou belo passe por cobertura para Krohn-Dehli no segundo pau escorar para Bendtner, livre de marcação, diminuir a vantagem.

A atuação de Cristiano Ronaldo não era apagada, era ruim. O jogador até que aparecia para o jogo, arrancava, driblava e chutava. Aos cinco minutos da segunda etapa, a própria Uefa em sua conta oficial no Twitter deu um gol para CR7 de tanto que parecia feito. E depois corrigiu o erro pedindo desculpas. Quando aparecia na frente de Andersen o gajo, pecava, foi assim por três vezes, a última um erro imperdoável.

Imperdoável porque Bendtner não perdoou. O carrasco português fez seu sexto gol em cinco jogos. Pepe ficou marcando a bola e esqueceu do grandalhão que fechava no segundo pau para empatar o jogo. As chances de Portugal na Euro estavam escorrendo entre os dedos e o projeto de CR7 em arrebentar na competição também.

Pedro Bento foi iluminado ao colocar Varela no lugar de Raul Meireles. O atacante recebeu um cruzamento e furou bisonhamente, mas no mesmo lance acertou um chute de virada para dar a vitória a Portugal e salvar a pele de Cristiano Ronaldo.

Com os resultados no grupo todo mundo ainda tem chances. A Dinamarca precisa vencer a Alemanha e torcer para um empate entre Holanda e Portugal. Os Portugueses se classificam com um empate desde que a Alemanha saia do grupo com 100%. Vai ser eletrizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário