sexta-feira, 8 de junho de 2012

Emoção na estreia da Euro 2012


Salpingidis marca o gol de empate e frustra poloneses. Foto: Reuters


Jogos que vi em 2012 – Euro 2012 – Grupo A – 1ª rodada  Polônia 1 x 1 Grécia #59

Os apressados de plantão esperavam um jogo chato na estreia da Eurocopa 2012, no entanto quem acompanhou Polônia x Grécia viu um jogo com muitas alternativas pelo lado da emoção. O empate por 1 a 1 ficou de bom tamanho no Nacional de Varsóvia. Com dois tempos distintos e algumas lambanças da arbitragem, gregos e poloneses conquistaram um ponto cada e seguem com chances de classificação no Grupo A.

Na primeira etapa, a Polônia empolgada com o apoio do seu torcedor foi para o ataque embalada pelo lado direito do Dortmund. O lateral-direito Piszczek, o meia Błaszczykowski aproveitavam o entrosamento e procuravam o atacante Lewandowski.

A Polônia entrou no esquema 4-2-3-1 bem clássico com Kuba na direita, Obraniak por dentro e o tímido Rybus na esquerda, na linha de três. A Grécia jogava em um 4-3-3 com Samaras na esquerda do ataque, Gekas no comando e Ninis na esquerda.

Disposição tática das duas equipes no início do jogo. Arte: Soccerway


O entrosamento polonês importado do Borussia Dortmund deu certo logo aos 17 minutos com Kuba cruzando na medida para Lewandowski marcar o primeiro desta Eurocopa. Os donos da casa continuaram jogando melhor que os gregos, mas não conseguiu ampliar. Os gregos ainda viram o zagueiro Papastathopoulos ser expulso de forma injusta e Avraam Papadopoulos sair machucado.

Na segunda etapa o técnico Fernando Santos sacou Ninis, que teve atuação apagada, e colocou Salpingidis para colocar fogo na partida. Mesmo com um a menos, os gregos acertaram a marcação pelo lado esquerdo e neutralizaram a força polonesa.

Em uma bobeira da defesa polonesa a bola sobrou para Salpingidis que empatou o jogo para a Grécia aos seis minutos do segundo tempo. O gol colocou a Grécia na partida, a Polônia acusou o golpe. Os gregos foram para cima e aos 22 minutos Salpingidis voltou a aparecer. O atacante recebeu um lançamento com liberdade e driblou o goleiro Szczęsny. O goleiro cometeu pênalti e foi justamente expulso.

No banco estava Tyton, 25 anos, que em sua primeira participação em jogos internacionais com a Seleção teria que defender um pênalti. O experiente Karagounis bateu e o jovem goleiro do PSV fez a defesa que garantiu o empate na estreia. As duas equipes seguiram tentando chegar à vitória. O segundo gol grego chegou a acontecer, mas foi devidamente anulado.

As duas equipes seguem correndo por fora no grupo que ainda conta com Rússia e República Tcheca, teoricamente favoritas para avançar às quartas-de-final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário