sexta-feira, 15 de junho de 2012

Itália empata mais uma e rodada final promete


Buffon cumprimenta algoz Mandzukic, artilheiro com três gols. Foto: Reuters


Jogos que vi em 2012 – Eurocopa – Grupo C – 2ª rodada - Itália 1 x 1 Croácia #68

Após realizar uma estreia acima das expectativas, os italianos tiveram a chance de dar um passo importante rumo à classificação para as quartas de final, mas pararam em uma Croácia sólida e com isso a terceira e última rodada do Grupo C terá três seleções brigando por duas vagas. O empate em 1 a 1 representou o equilíbrio da partida, com um tempo mais azul e outro mais quadriculado.

Prandelli repetiu a mesma escalação da estreia com a Espanha. O 3-5-2 com De Rossi sendo o líbero, Maggio mais acionado pela direita, Thiago Motta dando mais proteção à defesa para as saídas de Pirlo e Marchisio tentando ser mais ofensivo. Cassano bem e um Balotelli mais presente e querendo jogo. Esse panorama fez com que a Itália fosse melhor no primeiro tempo e dominasse.

3-5-2 de Prandelli deixa seleção italiana equilibrada. Arte: Soccerway


A Croácia não encontrava a marcação no meio-campo e Pirlo tinha liberdade para sair jogando e espaços para lançar o ataque. A Itália pressionava em busca da abertura do placar. Foram boas chances criadas, duas delas com Marchisio no mesmo lance. O meio-campista saiu na cara de Pletikosa que fez duas belas defesas, aos 37 minutos. No minuto seguinte, Pirlo em cobrança de falta fez o primeiro de forma merecida, coroando o bom primeiro tempo da Azurra.

No segundo tempo os italianos acabaram recuando demais e a Croácia ocupava mais o campo de ataque. No entanto, os croatas não eram efetivos e conseguiram criar chances objetivas somente após o vigésimo minuto.

A primeira chance real se converteu em gol. Aos 25 minutos em uma bola alçada Chielini falhou e Mandzukic não desperdiçou. Depois disso a Itália passou a ser um pouco mais ofensiva, porém com cautela. O medo das equipes de levar o segundo foi maior que a vontade de fazer e o empate foi sacramentado.

A Itália terá que vencer a Irlanda para seguir e ainda precisa torcer para que o jogo entre Espanha e Croácia não termine em 2 a 2, por causa do regulamento da Eurocopa, que em caso de empate por pontos contempla o confronto direto entre as seleções envolvidas.

Apesar de melhorar, Balotelli tem que jogar mais do que vem jogando, e do que gosta de aparecer. Falta um camisa 10 para dar mais criatividade ao meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário