quarta-feira, 27 de junho de 2012

O tropeço infeliz do Goiás


Iarley disputa bola com a marcação Foto: André Costa/Agência Estado


Jogos que vi em 2012 – Série B – 8ª rodada – Goiás 1 x 4 Guaratinguetá #77

Era para ser aquela chamada atuação de segurança, conseguir os três pontos em casa, entrar no G-4 e começar a se consolidar dentro da competição, mas deu tudo errado. Com um futebol amarrado, lento e sem imaginação, o Goiás ficou no empate com o Guaratinguetá no Serra Dourada por 1 a 1. O resultado quebrou o aproveitamento de 100% em casa.

Para curar uma possível acomodação ou má fase de alguns jogadores, o técnico Enderson Moreira resolveu mexer com o elenco tirando alguns jogadores do time titular. Começou com Thiago Humberto, passou por Iarley e Ramón e agora com Egídio. O time teve Bruno Collaço na esquerda e Iarley de volta ao time.

Em campo o Goiás repetiu o 4-2-3-1 que o caracterizou desde o início do ano. Goulart pela esquerda, David por dentro e Felipe Amorim pela direita. Ainda estava na retina do torcedor aquele segundo tempo da virada contra o Vitória no último sábado. Estava, mas o Goiás conseguiu apagar.

O início do jogo contra o Guará foi até animador. Uma jogada trabalhada por dentro resultou em um lançamento para Vítor que fez boa jogada e cruzou rasteiro para Goulart abrir o placar aos 11 minutos. A fragilidade do time paulista dava mostras que o Goiás poderia vencer bem em casa.

Depois do gol o time parou. Não conseguia articular boas jogadas e o Guaratinguetá passava a chegar mais perto do gol de Harlei. Individualmente, Felipe Amorim não acertava nenhuma jogada e ficou pior com o torcedor pegando em seu pé o tempo todo. Na esquerda, Bruno Collaço não comprometeu, mas também não acrescentou.

O fim do primeiro tempo do Goiás foi arrastado o que deve ter gerado uma bronca de Enderson no intervalo. Além da bronca, Ramón voltou no lugar de Amorim. O time até que melhorou nos minutos inicias da segunda etapa, mas não conseguiu o tiro de misericórdia para matar o jogo.

O Guaratinguetá começou a ser mais ousado e conseguiu empatar duas vezes, porém de forma ilegal com jogadas pela esquerda. O gol saiu dali aos 33 minutos. Renato Peixe fez grande jogada pela esquerda e cruzou para a área, a bola sobrou para Danilo Gomes que arrematou sem chance para Harlei.

O Goiás tinha em campo Renan Oliveira no lugar de David e Rychely no lugar de Collaço. Enderson Moreira tentou empurrar o time para a vitória. No entanto, Renan Oliveira entrou mal na partida e fez apenas um bom lance com um passe por elevação para Goulart que foi desarmado.

Rychely também não acrescentou muita coisa e o Goiás acabou sem conseguir o segundo gol perdendo a chance de entrar no G-4 e se consolidar como um postulante ao acesso, sem ser só no discurso.

O Goiás ainda não se encontrou nessa Série B. Isso não quer dizer que o trabalho do Enderson Moreira seja uma porcaria e que tenha que ser limado do clube. No entanto, o método de oxigenação que está aplicando no elenco parece não surtir muito efeito. É necessário algo mais, os jogadores precisam acordar. Reforços virão e alguns dos intocáveis podem cair do time titular.

Em tempo: O torcedor esmeraldino que foi ao Serra Dourada tem razão de ficar na bronca com o time, mas precisa aprender que a vaia tem que vir só no fim do jogo, no meio atrapalha o time. Não pense no jogador, pense no clube. Antes de reclamar, incentive seu time com presença no estádio e com barulho. O Serra Dourada esteve silencioso demais na noite da terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário