terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bom teste



Retorno de Kaká deu liberdade para Neymar flutuar. Foto: Agência AP


Jogos que vi em 2012 – Amistoso – Japão 0 x 4 Brasil #162

Depois da goleada sobre o frágil Iraque, a expectativa era de jogo duro contra o Japão, um adversário mais forte e que vinha de vitória sobre a França. A Seleção se preparou para o confronto e em tarde inspirada conseguiu vencer bem. De goleada de novo.

O Japão começou melhor no jogo e empurrou o Brasil no seu campo de defesa. Kagawa distribuía bem o jogo com a movimentação de Honda e Nakamura. A Seleção Brasileira jogava em um 4-3-3 com muita mobilidade na frente e sem o centroavante de ofício.

Neymar não foi um típico falso nove, ele trabalhava para abrir espaços. Kaká abria pela esquerda, Hulk pela direita com Oscar e isso permitia a penetração dos volantes com Paulinho e Ramires chegando muito.

Mano Menezes explicou que a presença de Leandro Castán na linha de defesa permitiu que o Brasil jogasse com dois volantes com vocação ofensiva. Mas a formação foi específica para esse jogo, pois houveram espaços à frente da área brasileira e contra um time mais forte seria fatal.

Dentro da proposta o Brasil foi bem. Suportou a pressão japonesa nos primeiros minutos e aproveitou muito bem a sua primeira chance com Paulinho fazendo um belo gol. O pênalti inventado pelo árbitro e convertido por Neymar esfriou o ímpeto do adversário. O Brasil passeou depois disso. Neymar fez o terceiro, deu passe para o que seria o quarto, mal anulado, e Kaká fechou a conta. Ainda tiveram bolas na trave, Paulinho perdendo gol feito. Muita produção.

Os japoneses seguirão tentando evoluir, é um processo lento e com a “internacionalização” de seus jogadores poderão dar mais trabalho no futuro. Agora é testar contra os colombianos em grande fase. Parece que Mano Menezes encontrou um rumo depois de muitos testes. Vejamos se conseguirá dar consistência. 

Em tempo: O Kaká deu um toque de qualidade para a equipe e entrou muito bem pela esquerda, deu liberdade para Neymar flutuar. Tem tudo para dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário