quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A lista de Mano e meus pitacos

Treinador da Seleção não se considera na berlinda. Foto: Getty Images



O técnico Mano Menezes divulgou a lista de convocados para os amistosos contra África do Sul e China previstos para 7 e 10 de setembro. O treinador chamou caras novas  como o goleiro Cássio do Corinthians e o volante Arouca do Santos. O zagueiro Réver reapareceu na lista e também é uma das novidades.

O atacante Alexandre Pato, lesionado, ficou de fora. O meia Paulo Henrique Ganso segue de fora e precisará lutar em seu clube para merecer nova chance, seja no Santos ou no São Paulo, ou até em qualquer outro.

Confira a lista e os pitacos:

GOLEIROS

Diego Alves (Valencia) – É o goleiro entre os três convocados que atravessa a melhor fase técnica. Deve ser o titular.

Jéfferson (Botafogo) – Tem a confiança do treinador, mas já esteve em fase melhor. No Rio de Janeiro tem um goleiro em melhor momento, joga no Fluminense, Diego Cavalieri.

Cássio (Corinthians) – Caiu nas graças do torcedor corintiano por jogar bem na Libertadores. É uma incógnita ainda e sua convocação mostra que Mano não tem a mínima convicção de quem será titular em 2014.

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona) – Jogador com um ímpeto ofensivo muito bom, peça importante no Barcelona, mas que não se tornou unanimidade na Seleção.

Adriano (Barcelona) – Não é unanimidade nem mesmo no seu clube, tanto que buscaram o Jordi Alba. O lateral tem boa técnica, mas vejo sua convocação como falta de outras opções melhores.

Marcelo (Real Madri) – Um dos melhores de sua posição no mundo, Marcelo tem tudo para dar certo na Seleção. Precisa de mais identidade com a amarelinha.

Alex Sandro (Porto) – Ficou marcado pela péssima partida contra o México jogando improvisado no meio. A lambança foi do Mano, na lateral Alex Sandro pode ser útil.

ZAGUEIROS

Thiago Silva (PSG) – Um dos melhores zagueiros do mundo, tem vaga garantida em 2014 e deve ser o capitão. Deve sofrer menos com um companheiro mais experiente.

David Luiz (Chelsea) – É bom zagueiro, mas tem sido superestimado. Precisa ser menos atabalhoado para ser titular do Brasil. A concorrência nessa vaga é muito forte.

Dedé (Vasco) – Depois que voltou de lesão não encontrou ainda a mesma forma, mas pelo que vinha mostrando merece a convocação e briga para estar ao lado de Thiago Silva.

Réver (Atlético-MG) – Vive grande fase junto com o seu clube no Brasileirão. Sumido da Seleção por algum tempo, sua volta foi uma boa.

VOLANTES

Arouca (Santos) – Talvez a maior novidade da lista, sempre teve seu nome pedido na Seleção e Mano confirmou que era um desejo chamá-lo. Não está em melhor momento.

Sandro (Tottenham) – Mano Menezes conta com o volante, teve participação apenas razoável em Londres.

Rômulo (Spartak Moscou) – Tem uma boa saída de bola e está se firmando na Seleção, mas deve perder espaço para Paulinho.

Paulinho (Corinthians) – Melhor volante brasileiro ao lado de Ramires, jogou bem contra a Suécia e deu força ao lado direito da Seleção.

Ramires (Chelsea) – É volante, mas tem jogado como um meia aberto pela direita. Sua utilização nesse setor dá muito equilíbrio ao time torto para o lado do Neymar.

Oscar (Chelsea) – Sem Ganso, o meia se consolida como o camisa 10 e poderá mostrar o que está evoluindo no futebol inglês.

Lucas (São Paulo) – Não teve muitas chances durante a Olimpíada, espera ser mais utilizado nos dois jogos, agora que é o mais caro da história do futebol brasileiro.

ATACANTES

Neymar (Santos) – Hour-concours, o atacante santista terá novas chances de arrebentar na Seleção e se firmar ainda mais. Com um time mais equilibrado, terá mais chances de brilhar. Os adversários ajudam.

Leandro Damião (Internacional) – Artilheiro da Seleção em Londres, Damião vive grande fase com a amarelinha e deve ser o titular absoluto. Dá sorte de concorrer com Pato, que lesionado mais uma vez ficou de fora.

Hulk (Porto) – Atacante de força, atua na linha de três pela direita, deve ser reserva. O portista está em período de afirmação na Seleção.

Jonas (Valencia) – Sem grife, o atacante segue fazendo boa campanha no Valencia. É um bom reserva para Damião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário