sábado, 18 de agosto de 2012

Goiás para em goleiro Luiz e fica fora do G-4

Iarley briga com grandalhões do Azulão. Foto: Carlos Costa/Futura Press



Jogos que vi em 2012 – Série B – 18ª rodada -  Goiás 0 x 0 São Caetano #112

Ficou com um gostinho de derrota para o Goiás o empate sem gols com o São Caetano. O time até jogou melhor, mas parou no inspirado goleiro Luiz que pegou pênalti mal batido pelo atacante Iarley. A equipe goiana desperdiçou a chance de entrar no G-4 e terá o confronto direto com o Joinville fora de casa para decidir se termina o primeiro turno na zona de acesso.

O Goiás fez o papel dele no primeiro tempo ao controlar o jogo, criar as melhores chances e dar pouco jogo ao adversário. O técnico Enderson Moreira não podia contar com um lateral esquerdo de ofício e teve que improvisar. Mandou Vítor para lá e colocou Peter na direita.

O time atuou no tradicional 4-2-3-1 mutante de Enderson. O treinador aproveita a mobilidade de Iarley que sai da área para criar espaços na linha de três. Assim, Ricardo Goulart e Ramón aparecem constantemente na área, tanto que são os artilheiros do time na temporada, e Walter pode jogar mais como referência. Na hora da marcação Walter volta um pouco mais para Iarley, que carrega, também, 38 anos nas costas.

O São Caetano tinha dois meias de ofício, Marcelo Costa e Éder, mas os dois na hora de marcar abrem pelos flancos e fazem parte da segunda linha de quatro homens. É uma equipe muito consistente na parte defensiva e apesar disso foi por vezes envolvida.

O jogo fluía mais pela esquerda, onde Iarley caía com mais frequência e Vítor aparecia, embora com 
dificuldade para fazer a jogada de fundo. O cruzamento corretos foram infrutíferos devido ao tamanho dos zagueiros paulistas. Peter não acertava seu jogo e o Goiás pendia mais para o outro lado. Trabalhava também por dentro com Ricardo Goulart.

As chances criadas pelo Goiás paravam em Luiz. Foi assim com Ramón, Iarley, Goulart e Peter. Ainda teve a boa oportunidade em lançamento em profundidade para Walter que não alcançou.

No segundo tempo Peter funcionou melhor e sofreu pênalti. Iarley bateu no canto esquerdo do goleiro, que era Luiz e que estava iluminado. Apesar da cobrança ter sido telegrafada o goleirão foi bem no lance.

O erro desanimou um pouco o Goiás e ao mesmo tempo fez o São Caetano cozinhar mais o jogo e sair com o empate. Enderson teve que queimar uma alteração por causa da saída por lesão de Valmir Lucas, entrou Wallinson. Peter sem sucesso saiu para a entrada de Marinho que jogou na lateral esquerda, quase um ala com o recuo de Amaral. Isso foi treinado.

Sacou Iarley que fazia bom jogo apesar do erro no pênalti e colocou Renan Oliveira. A mudança deixou a equipe no 4-2-3-1 um pouco mais ortodoxo. Mas o São Caetano já sabia o que fazer e chegou ao 16º jogo de invencibilidade e levou a queda-de-braço pelo terceiro lugar.

Para o jogo contra o Joinville o time terá que ser mais criativo para chegar à vitória. É bom ficar esperto, o contra-ataque é a arma ideal para usar no interior catarinense, desde que a defesa suporte a pressão inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário