quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Goiás vence, mas não convence

Felipe Amorim entre vaias e aplausos. Foto: Carlos Costa/Futura Press



Jogos que vi em 2012 – Série B – 20ª rodada – Goiás 1 x 0 América-RN #127

Depois de uma sequência invicta de 11 jogos bastaram três partidas sem vencer para o clima de insegurança pairar sobre a Serrinha. Mesmo sempre colado no G-4, a situação não parecia suficiente e a equipe foi para campo contra o América-RN com um mundo sobre os ombros. A comissão técnica também sentiu o mesmo peso.

Sem poder contar ainda com o zagueiro Valmir Lucas, Enderson Moreira teve outra baixa de última hora, Ramón. O meia treinou, mas não jogou. O treinador disse não ter acontecido um desentendimento entre os dois. Essa situação já ocorreu no Goiás com Enderson Moreira, o jogador cai de rendimento, ele saca do time para dar um choque de realidade. Me pareceu isso novamente.

O substituto foi o contestado Felipe Amorim. O jovem das categorias de base do Goiás vive um inferno astral e não consegue ter boas atuações. Não foi diferente desta vez. A torcida perdia a paciência com o jogador, por esperar muito dele. Não deveria ser assim. O jogador até tem potencial, mas não é o craque que esperavam. A participação no lance do gol que deu a vitória ao Goiás pode melhorar a confiança dele e Felipe Amorim pode voltar a ser útil.

A equipe esmeraldina não fez uma partida horrorosa, mas segue sem encantar. É um time que faz poucos gols em casa, com o de Iarley o ataque chegou a 16 em 10 jogos no Serra Dourada. Muito pouco, por isso a bronca do torcedor.

A equipe até que criou chances, mas desperdiçou. Só no primeiro tempo o jogo poderia terminar em 3 a 0 para o Goiás, Ricardo Goulart mandou uma bola à direita do gol com muito perigo. E o goleiro Thiago fez duas grandiosas defesas, uma no cabeceio do próprio Goulart e outra na cobrança de falta de Iarley.

Taticamente a equipe não mostrou nada de novo, precisa corrigir um defeito, a movimentação. O time joga desde janeiro no 4-2-3-1, não foi diferente contra o América-RN. Não adiantar jogar com três meias se eles não trocarem de posição, movimentar, confundir a marcação. Isso foi feito muito pouco. Era o Felipe Amorim aberto na direita, Goulart na esquerda e Caio por dentro.

Caio por sinal ainda não estreou com a camisa do Goiás. Muito tímido ainda. Mostrou também que não é o meia cerebral que o Goiás precisa para variar as jogadas pelos lados e por dentro. O Goiás abusa de jogar pelos lados, tem pouca força pelo meio.

O gol da vitória saiu de uma jogada pela direita, Felipe Amorim chutou cruzado e Iarley se esticou para antecipar o goleiro. O time não conseguiu matar a partida e teve que conviver com o filme do jogo contra o ABC-RN.

No final das contas a equipe conseguiu os famigerados três pontos e contou com uma rodada extremamente camarada para entrar com folga no G-4. O negócio é a manutenção, são outros quinhentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário