domingo, 26 de agosto de 2012

Palmeiras foi bem, Neymar foi ótimo

Neymar briga contra a forte marcação. Foto: José Patrício/Agência Estado



Jogos que vi em 2012 – Série A – 19ª rodada – Palmeiras 1 x 2 Santos #125

O Palmeiras até que jogou bem, mesmo com o time todo retalhado, mas Neymar apareceu bem e conseguiu virar a partida para o Santos. Para a equipe alviverde foi pior, caiu para a zona de rebaixamento e passou o aniversário de 98 anos na incômoda 17ª posição. O Santos passou para a primeira parte da tabela de classificação e começa o segundo turno com chances de G-4.

Felipão teve dificuldades para montar a equipe, não podia contar com doze jogadores. Mesmo assim, a formação teve ótima consistência tática e o Palmeiras perdeu em lances individuais. Méritos do craque Neymar com auxílio do goleiro Bruno.

O Palmeiras entrou em campo no com João Vítor na lateral direita para marcar Neymar, funcionou. Mesmo o santista fazendo os dois gols, nenhum foi por deslize do volante palmeirense. Leandro Amaro e Maurício Ramos no miolo da zaga e Juninho na esquerda. Henrique e Corrêa eram os volantes, com Mazinho aberto na esquerda, Betinho na direita e Valdívia por dentro. Barcos lá na frente.

O Santos tinha Bruno Peres na direita, Bruno Rodrigo e Durval no miolo com Juan pela esquerda. Adriano e o selecionável Arouca como volantes. Patito na direita, Ganso no meio e Neymar na esquerda, André no comando. As duas disposições táticas eram semelhantes, mas o poder de marcação do Palmeiras era maior.

O lado direito alviverde era forte na marcação, o esquerdo no apoio. Corrêa e Valdívia faziam o jogo rodar. E foi assim que saiu o gol verde. A bola rodando de pé em pé, saiu da esquerda e encontrou Corrêa na entrada da área, o volante acertou belo chute rasante e abriu o placar.

O empate veio muito rápido.  Quatro minutos depois, o nulo Ganso se envolveu em uma jogada com Valdívia e a arbitragem deu falta. Era de longe, mas Neymar guardou. Bruno saiu um pouquinho atrasado para fazer a defesa e ao cair no gramado ouviu o barulho que nenhum goleiro gosta: a bola roçando na rede. Era o empate.

No segundo tempo o jogo ficou um pouco mais equilibrado. Se Neymar foi letal quando teve suas chances, o argentino Barcos e debutante na seleção de seu país, perdeu três chances de gol. Na primeira preferiu tentar o passe para Mazinho, no segundo bateu cruzado cara a cara com Rafael e na terceira cabeceou direito, no contrapé do goleiro, mas Rafael fez belíssima defesa.

Essa terceira chance perdida aconteceu quando o Palmeiras perdia por 2 a 1 no finalzinho do jogo. O gol da virada foi dele, Neymar. O craque bateu da entrada da área, um chute fraco, mas Bruno demorou ainda mais para ir na bola e aceitou o gol que deu a vitória ao alvinegro praiano.

O Santos vira o turno com 26 pontos, nove atrás do Vasco que é o quarto colocado. O Palmeiras com dez a menos, soma 16 e está a um ponto do Bahia, primeira equipe fora da zona da degola. O Santos de Neymar pode chegar ao G-4 e o Palmeiras pode evitar o rebaixamento, precisa manter o nível de atuação coletiva e não desperdiçar chances. Vencer jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário