sábado, 25 de agosto de 2012

Dortmund estreia com vitória a saga pelo tri

Destaque, Reus abraça Gotze cumprimentados por Hummels. Foto: AP



Jogos que vi em 2012 – Alemão 12/13 – 1ª rodada – Borussia Dortmund 2 x 1 Werder Bremen #120

A bola rolou para o jubileu dourado da Bundesliga, o Campeonato Alemão, o de melhor organização e de maior média de público da Europa. As honras foram dadas para o atual campeão, Borussia Dortmund que recebeu em sua Signal Iduna Park completamente abarrotada, como de costume, mais de 80 mil torcedores.

Os comandados de Jurgen Klopp tiveram dificuldades, mas venceram o Werder Bremen por 2 a 1 com dois gols das duas joias do futebol alemão. Se Kagawa foi embora jogar no Manchester United, Marco Reus chegou do Gladbach, pegou a 10 e parece que não vai deixar o torcedor sentir saudade do japonês.

O time titular teve pouquíssimas alterações, Weidenfeller segue fechando o gol, Kirch, ex-Kaiserslautern foi a novidade na defesa completada por Subotic, o ótimo Hummels e Schmelzer. Kehl e Gundogan na cabeça de área com Błaszczykowski aberto na direita,  Großkreutz na esquerda e Marco Reus por dentro, na frente o artilheiro Lewandowski.

O Werder Bremen mostrou algumas gratas novidades, o time ficou mais leve e insinuante, tanto que deu trabalho aos negro-amarelos. O problema é que a defesa segue muito fraca e desprotegida. O checo Gebre Selassie, destaque de seu país na Euro, entrou muito bem na lateral direita e foi  autor do gol de cabeça.

Outra grata novidade é o meia-atacante belga De Bruyne de 20 anos. O jogador se destacou no Genk e foi contratado pelo Chelsea por quem fez a pré-temporada nos EUA. O holandês Elia chegou para qualificar o elenco, mas perdeu um gol cara a cara com Weidenfeller.

O placar foi aberto logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kuba lançou Marco Reus que contou com falha da defesa e saiu na cara do gol, o jovem não titubeou e mandou no canto direito na saída do goleiro. Reus estava à vontade em campo, o jogo do Dortmund passava por ele. Ele cobrava as faltas. Não sentiu o peso. Mas o Werder Bremen não se entregou e era perigoso. 

A partida caiu no momento de administração, mas aos 30 minutos o Bremen empatou depois de uma falha de Subotic que deixou de fazer a cobertura em uma jogada de bola alçada na área. Na sequência o austríaco Arnautovic cruzou na medida para Selassie guardar.

Empurrados por 80 mil vozes e uma Muralha Amarela, os jogadores partiram em busca da vitória. Deu certo. Klopp mexeu no time e colocou Gotze. O jovem entrou pela esquerda, recebeu passe de Kuba, garçom do dia, e bateu na saída do goleiro Mielitz que fez grandes defesas, mas não conseguiu segurar esta. 2 a 1 e festa em preto e amarelo.

Com um pouco mais de condição física e mais azeite, principalmente se Gotze entrar no time titular, o Dortmund tem força para chegar ao tri inédito, o problema é que o rival é nada mais, nada menos, que o gigante de Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário