domingo, 5 de agosto de 2012

Brasil encontra dificuldades, mas avança

Leandro Damião decisivo para conquista de vaga Foto: Ricardo Matsukawa



Jogos que vi em 2012 – Olimpíada – Quartas - Brasil 3 x 2 Honduras #99

Era para ter sido menos complicado, não foi. Se aos trinta segundos de jogo Leandro Damião tivesse caprichado e colocado a vantagem no placar o cotejo teria outros desdobramentos, pode ser que sim, mas depois da onça morta a única conclusão é que seria injusta depositar qualquer carga nas costas do camisa nove. Pelo contrário.

A Seleção Brasileira sofreu mais do que o normal para passar de Honduras. O início da partida foi marcado por uma chance desperdiçada por Damião, na cara do gol, e por outras jogadas criadas pelos brasileiros. Hulk teve bolas para concluir e preferiu passar, o Brasil chegava, mas não era eficiente.

Mano Menezes mandou o 4-2-3-1 habitual, com Hulk pela direita, Neymar pela esquerda e Oscar por dentro. A grande novidade era Gabriel no gol. A atuação do camisa 1 será comentada em seguida.

Como o Brasil perdia chances, os hondurenhos passaram a atacar mais e chegaram ao primeiro gol com uma finalização mais que feliz de Martínez aos 12 minutos da primeira etapa.

O Brasil penaria para conseguir ficar na frente do placar e teria uma “ajuda” da arbitragem. O árbitro alemão Felix Brych expulsou Crisanto, defensor de Honduras, após duas faltas seguidas, ambas com cartão amarelo. A segunda foi um exagero do apitador. Cinco minutos depois, aos 37, a seleção brasileira achou o empate com Damião, de carrinho, após jogada de Neymar com Hulk.

Na volta do intervalo, mesmo com um a menos em campo, Honduras chegou ao segundo gol. Espinoza bateu da entrada da área no canto direito, mas Gabriel falhou ao sair atrasado para catar uma bola defensável.

O alemão voltaria a interferir no jogo. Leandro Damião invadiu a área e após um choque, que não configurou pênalti, caiu no gramado, Felix marcou. Neymar coverteu e empatou a partida. A virada chegaria com Damião sendo decisivo mais uma vez.

Como bom centroavante, o camisa nove do Internacional fez o pivô, girou e mandou no canto fazendo o terceiro e o da classificação. Depois de falhar aos trinta segundos, Damião se reergueu e deu a vitória ao Brasil.

O Brasil volta a campo na terça-feira para enfrentar a Coreia do Sul que despachou a anfitriã Grã-Bretanha. O ouro está ficando cada vez mais perto, das quatro seleções que permaneceram apenas o Brasil iniciou entre os favoritos. Não pode bobear como fez contra os hondurenhos que saíram na bronca com o cara do apito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário